Pensamento

Cativa-me!

“__Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste…
__Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
__Que quer dizer “cativar”?
__É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa “criar laços…”.
__Criar laços?
__Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual
a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas (…) Por favor… cativa-me!disse ela.
__Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
__A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me! “

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”

Um comentário em “Cativa-me!

  1. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, disse a raposa!!

    O perigo é tu te tornares dependente desse cativo!

    Se, por um lado, cativar pode significar encantar, por
    outro, a palavra “cativar” vem de cativo, cativeiro, algo
    que prende, escraviza, controla!

    Portanto, é preciso um pouco de cuidado com essa
    conotação ….

    Mas o texto é muito bonito!

    Beijos

Deixe um comentário

