Sabedoria

A Arte de Criar Objetivos

Por Daniela Dias (*)

A PNL – Programação Neuro-Lingüística – descobriu que a maneira como você pensa a respeito de seus objetivos faz uma grande diferença no resultado final. Você pode encarar seu objetivo de uma forma que facilite alcançá-lo ou que o torne quase impossível.

Para viver a vida que desejamos precisamos saber o que desejamos. Ser eficiente significa produzir os resultados desejados. O primeiro passo é escolher. Se você não o fizer, sempre haverá alguém que queira fazer por você! Lembre-se: qualquer escolha é melhor do que não ter escolhas!

É sabido que as pessoas que têm mais sucesso naquilo que fazem são as que definem claramente seus objetivos. Quanto mais preciso e positivamente definirmos o que queremos e mais programarmos nossa mente para procurar e perceber possibilidades, maior probabilidade teremos de obter aquilo que queremos. As oportunidades existem quando são reconhecidas como tais.

Para isso, existe uma “meta esperta” que deve ser utilizada sempre que se pensa naquilo que se deseja. São dicas e perguntas que garantem que você esteja focado no seu objetivo de forma a facilitar sua concretização. Acompanhe!

Todos os processos mentais e comportamentais giram em torno de objetivos fixados e dos vários meios de alcançá-lo. Conforme pensamos, vamos estabelecendo objetivos em nossa mente, consciente ou inconscientemente, que passam por um processo de checagem cíclico e de auto-correção. Isso acontece desde uma simples vontade de ir ao banheiro quanto comprar a casa de seus sonhos.

Assim, conforme você vai trabalhando para alcançar um objetivo, deve testar continuamente seu progresso, principalmente para saber se está indo na direção certa. É importante se fazer as perguntas:
– A que distância estou de meu objetivo?
– Estou indo na direção que eu quero?
– Estou satisfeito com o meu desempenho até agora?
– Estou aproveitando para aprender e me divertir com meu objetivo?
– Isto está sendo útil?
– Estou conseguindo o que quero?

Baseado nos resultados desses testes, você toma uma decisão e, então, verifica seu efeito, perguntando: “Isto foi eficaz?” E continua até alcançar o seu objetivo.

É importante lembrar que a qualidade do sucesso em atingir seus objetivos, está em chegar onde se deseja de maneira equilibrada, sem stress, feliz e curtindo cada etapa do processo. Para isso é preciso criar um conjunto variável de meios para alcançar seu objetivo e acima de tudo ter a flexibilidade comportamental para implementar escolhas.

Para que você possa definir com clareza os seus objetivos, adote os critérios de Boa Formulação de Objetivos que são dicas e perguntas que garantem que você esteja focado no seu objetivo de forma a facilitar sua concretização. Para você ter os passos em mente a todo momento, criamos uma fórmula ESPERTA para a sua memorização. Acompanhe!

ESPECÍFICO: Você precisa especificar exatamente o que quer e abusar de imagens mentais, sons e sensações, ou seja, projete como será sua vida quando você alcançar seu objetivo. Agindo assim você será capaz de ativar padrões neurológicos que lhe garantirão entusiasmo e autoconfiança. Como sua meta deve ser iniciada e controlada apenas por você, só depende de sua iniciativa para dar o primeiro passo e não do seu chefe ou dos seus filhos.

Em síntese:
1) O que você quer; em que contextos; onde, quando e com quem?
2) Pense sobre esta variável: onde, quando e com quem NÃO quer obter esse objetivo?
3) No momento que realizar sua meta, o que, especificamente, você vai ver, sentir, ouvir e estar fazendo?

SISTÊMICA: Você deve considerar o efeito que a realização de seu objetivo terá em nível sistêmico, isto é, como administrá-lo com suas outras metas, como vai afetar outras áreas de sua vida, sua família, seu ambiente de trabalho, etc.

Veja:
4) Como a realização desse objetivo vai afetar a sua vida? O que você vai ganhar? O que você vai perder? Ele é congruente com os seus valores? De que forma este objetivo poderá afetar as pessoas importantes na sua vida?

POSITIVA: A sua meta precisa ser elaborada em termos positivos, em direção explícita ao que se quer, evitando também os negativos implícitos como “parar de”, “evitar”, “ser menos”, etc. que tornam a meta negativa. Por exemplo, em vez de dizer eu quero ter menos medo, mudar para “eu quero ter mais coragem”.

5) A sua meta gera imagens daquilo que você quer ou daquilo que não quer?

EVIDÊNCIA: Você precisa ter evidências para saber se conseguiu atingir sua meta e precisa ter “feed-backs” apropriados durante o processo para, se necessário, autocorrigir-se. Por exemplo, uma pessoa pode ter como objetivo “ter sucesso”. Se não tiver indicações claras disso, pode lutar a vida toda para conseguir e nunca se dar por satisfeito.

Por isso atente:
6) Como vou saber que estou conseguindo me aproximar da minha meta? Que evidências você tem?

RECURSOS: Você precisa identificar quais recursos internos já têm disponíveis e quais recursos adicionais vai precisar para alcançar o objetivo desejado.

Assim:
7) Que capacidades você tem que vai ajudá-lo a atingir sua meta?
8) O que o impede de conseguir seu objetivo? Que recursos você precisa adquirir?

TAMANHO: A sua meta precisa ser trabalhada com um enfoque de tamanho adequado. Se ela é grande demais precisa ser dividida em áreas a serem trabalhadas separadamente.

Verifique, então:
9) O que impede você de alcançar o objetivo?
10) Que efeito positivo a realização desta meta vai gerar na sua vida?

ALTERNATIVAS: A sua meta precisa ter alternativas no plano de ação. Uma opção é limitada; duas cria um dilema e, três, permite a escolha.

Então, confira:
11) Qual é o seu plano de ação?
12) Como você vai lidar com dificuldades ou desafios?

(*)Trainer em Programação Neuro-Linguística e membro da NLP World Health Community for the 21st Century. Realiza consultoria pessoal usando técnicas terapêuticas breves como PNL, Hipnose Ericksoniana, Dinâmica Energética do Psiquismo, Renascimento, Regressão de Memória e VP e Cinesiologia aplicada. Ministra treinamentos, vivências de desenvolvimento pessoal e formação em PNL e Regressão.

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