Felicidade · Para pensar · Pensamento · Sabedoria

A razão do trabalho

Se enquanto trabalho não faço amor;
Se enquanto trabalho não escrevo poesias,
nem vejo a lua, nem tomo sol;
Se enquanto trabalho não crio conceitos;
Se enquanto trabalho não beijo os olhos do meu amor;
Se enquanto trabalho não ando descalço
em areias brancas,
nem ouço as ondas do mar;
Se enquanto trabalho não abraço a minha mãe;
Se enquanto trabalho não leio Henry Miller;
Se enquanto trabalho não mergulho em minha alma;
Se enquanto trabalho não vejo filmes,
nem respiro o perfume das flores,
nem admiro uma obra de Michelangelo;
Se enquanto trabalho não escalo montanhas,
nem salto no escuro, nem tomo uma taça de vinho;
Se enquanto trabalho não medito, não danço, não ouço música,
nem respiro o sagrado ar da liberdade;
Se enquanto trabalho não sonho, nem pinto,
nem componho, nem desenho,
nem esculpo, nem declamo Lorca ou Neruda;
Se enquanto trabalho nem sequer me lembro
dos vinte poemas de amor
e das canções desesperadas;
Se enquanto trabalho não parto melancias,
nem rezo ao meu Deus;
Se enquanto trabalho não faço nada disso,
— então só me resta perguntar:

O que é que estou fazendo aqui?

Edson Marques

2 comentários em “A razão do trabalho

  1. Se enquanto trabalho não durmo ….o que que eu to fazendo aqui e minha cama lá longe, fria e solitária?????

    ABAIXO O TRABALHO! VIVA A VIDA! VIVA O VIVER! VIVA O SONO!!!!!

  2. Isso me faz pensar bem em o que eu estou fazendo aqui!!!
    Por enquanto não estou no meu sonho… mais ganho meu dinheiro.

    Vamos trabalhar no que nos faz sonhar, ter amor pelo que faz… tudo muito importante!

    Abraçosss
    Mel.

Deixe um comentário

