Alegria · Amor · Coração · Felicidade · Para pensar · Pensamento · Sabedoria · Sentimento · Verdades · Viver

Me expresso, logo existo.

http---meme.zenfs.com-u-b7c65ddd6f1f225db921537843ebd259292ce66e

Ontem na volta do almoço, como de costume no começo do mês passo na banca para ver as novidades nas revistas, sim eu amo comprar revistas. Me deparei com a Glamour (curto está revista, sempre tem umas matérias interessantes) e desta vez na GEspecial estava uma falando sobre comportamento. “Me expresso, logo existo”, dando algumas lições e comentários de psicólogos, psiquiatras e me deparo neste trecho …

  • Você não precisa amar cada mínimo detalhe de si mesma, alguns livros de autoajuda (nada contra, mas não consigo ler livros de autoajuda, mas leio artigos interessantes) revistas femininas e politicamente corretos de plantão adoram destacar a importância de se amar incondicionalmente, dos pés à cabeça, com cada defeito em cada mínimo detalhe. O problema é que – desculpem a obviedade, tá? – ninguém é perfeito. E se obrigar a amar aquele traço de caráter duvidoso que você tem (hello, todos nós temos!) ou o corpitcho flácido que a vida sedentária lhe deu impedem uma tentativa de melhora, seja fazendo análise, seja se obrigando a se exercitar e levando uma vida saudável . Trocando de miúdos: essa forçação de barra pode te estagnar, te frustar, não te deixar ver as coisas importantes sobre você mesma. “A verdade sobre si mesmo é um trunfo. E quando vem o autoconhecimento, vem a certeza de que não somos nenhum docinho de coco. O grau de autoconhecimento divide as pessoas entre 1) quem se suporta; 2) quem se compreende minimamente e consegue se olhar no espelho; 3) quem cobre o espelho  com uma foto de celebridade sonhando se ela”  Pondé. Fiquemos com a segundo opção, ok? No quesito estético a psicóloga Marjorie Vicente “Estar satisfeita não significa gostar de cada pequeno aspecto do corpo, mas, sim, aprender a focar no que sem tem de melhor”. E todas temos um, dois, vários “melhor”.
  • Saiba quem você é, mas tente não se rotular … Se tem uma coisa que todos nos temos que perseguir é o autoconhecimento. Alguns escolhem a terapia, outros a religião, uns preferem viajar (terapia e viajar são as minhas escolhas) … não importa o meio, mas o fim. Só se conhecendo bem é possível prever e entender os próprios sentimentos e reações. E quem entende os próprios sentimentos e reações entende os dos outros. Conseguindo se comunicar melhor, tem relações mais verdadeiras e saudáveis. O que não quer dizer indolores, veja bem. Ir ao fundo dentro de nós mesmos, lugar no qual não sabemos exatamente o que encontrar, é perturbador, mas proporciona um grande crescimento. “O desconhecido desperta medo, e mudar o que está estabelecido demanda energia. Por isso tanta gente passa a vida fugindo de si mesmo, aceitando rótulos convenientes que os outros ou ela mesma se colocam. Rótulos são péssimos porque não nós deixam espaço para evoluir. Se você assume, por exemplo, que é do tipo “sempre atrasada”, em vez de tentar mudar, conforma-se com isso”. Quem se conhece via rótulos tem uma apreensão superficial de si mesmo. Ir além deles é a única forma de aprofundar a relação consigo mesmo e com os outros.

Espero que esse artigo lhe proporcione uma reflexão, que podemos ser melhores e aprofundar na experiência de um crescimento para a vida. Viver na inercia e na aceitação faz o tempo ser triste e pior chega um momento que a frustração bate na porta e doí. Mas tudo tem solução e poder chegar lá com felicidade nos olhos, na alma e no espirito é possível para quem tem coragem de viver.

Beijos
Si Schurhaus

Anúncios

5 comentários em “Me expresso, logo existo.

  1. Oi Si,
    Muito bom este seu texto! Tem um ditado que diz “a vida não precisa ser perfeita pra ser maravilhosa”. Acho que é bem por aí. Às vezes focamos tanto nos detalhes que esquecemos de aproveitar o todo à nossa volta.
    Beijos e parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s